Estamos preparados para a Variante Delta?
Pesquisadores da Fiocruz alertam que o Sistema de Saúde do Brasil não possui estrutura para suportar a crescente disseminação da nova cepa do vírus, que segundo estudos possui uma taxa de transmissibilidade maior se comparada com as demais variantes.
O monitoramento contínuo feito pelo Ministério da Saúde localizou infectados pela nova cepa no Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No total o país tem cerca de 145 casos confirmados dessa mutação.
Segundo a pesquisadora e pneumologista Margareth Dalcomo, para evitar o aumento da disseminação da nova variante é preciso que o Brasil adote medidas sanitárias mais restritivas — como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, por exemplo — e avance a vacinação, principalmente na faixa etária mais jovem.
A vacinação se iniciou há cerca de seis meses e vem avançando de forma bastante devagar, embora alguns estados tenham antecipado o calendário de imunização dos adultos sem comorbidades. Atualmente o Ministério da Saúde distribui quatro vacinas para os brasileiros: Pfizer (mRNA), AstraZeneca (vetor viral), Janssen (vetores de adenovírus) e CoronaVac (vírus inativado).
Como especialistas em saúde, e pela ampla experiência na linha de frente no combate ao Corona vírus, a Bone medicina continuará salvando vidas também através da informação. Por isso não deixem de acompanhar os nossos conteúdos.